quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sobradinho II, nome que surgiu devido sua proximidade com a cidade de Sobradinho, de onde a maioria dos moradores migrou, devido a uma situação crítica com relação ao crescimento populacional, pois diversos lotes residenciais abrigavam diversas famílias. Com o passar dos anos houve o inchaço populacional, dentro de uma área que não possuía ainda projeto de expansão territorial. Em 1990, o Governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, sensibilizado com os problemas de moradia da população instituiu um programa habitacional para a população de baixa renda, sendo implantados assentamentos em diversas cidades do Distrito Federal. O Decreto Nº. 13.362 de 07 de agosto de 1991, publicado no DODF de 12/08/1991, declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, as glebas de terras de particulares e direitos e direitos de arrendamentos de chacareiros das fazendas “Sobradinho” e “Paranoazinho”, com a finalidade de dar continuidade ao programa de assentamento da camada da população de baixa renda. Foram declaradas de utilidade pública para fins de desapropriação, a área de terras particulares situada na fazenda “Paranoazinho”, pertencentes ao espólio de José Candido de Souza Dias ou sucessores e todas as benfeitorias, acessões e direitos de arrendamento dos chacareiros existentes no local, como também na fazenda “Sobradinho”, lugar denominado como Largo do “Saco da Lagoa”. A área desapropriada foi de aproximadamente 177 hectares e era parte desmembrada de outra maior, anteriormente pertencente à Balbino Claro de Alarcão e de sua mulher, Franklina Dutra de Alarcão.
A área para implantação de Sobradinho II foi objeto de um projeto especial de urbanismo elaborado pelo extinto Instituto de Planejamento Urbano do Distrito Federal – IPDF, onde foram destinadas áreas para lotes de uso misto-comercial/residencial, residencial unifamiliar e comercial, serviços e institucional.
A primeira missa comemorativa pelo aniversário da cidade foi celebrada no dia 11/10/1991, pelo padre Jonas Vettoracci, ex-administrador regional da cidade de Sobradinho. Características da Região A região onde foi implantado o assentamento de Sobradinho II localiza-se em uma superfície topográfica plano-ondulada, com declives suaves, próximo ao Ribeirão Sobradinho e seu tributário o Córrego Paranoazinho, integrantes da Bacia do Rio São Bartolomeu.
De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2004, realizada pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Parcerias do Distrito Federal, atualmente Sobradinho II possui cerca de 72.000 habitantes.
À distância de Sobradinho II para o Plano Piloto de Brasília é de aproximadamente 26 km, a partir dos acessos pela DF 420, DF 150 e BR 020. Limita-se ao Norte com o Cemitério da cidade e Condomínio Setor de Mansões, ao Leste com o Ribeirão e Sobradinho, a Oeste e Noroeste com diversos condomínios surgidos na região e ao Sul com o córrego Braço do Paranoazinho e Chácaras da região.
Segundo a classificação de Koppen, internacionalmente adotada, os tipos de clima do Distrito Federal são o Tropical AW e o Tropical de altitude Cwa e Cwb.
Na classificação de Nimer, o clima do Distrito Federal, assim como de toda a região Centro-Oeste, apresenta dois subdomínios (ou variedades): Clima quente e subquente. Nas áreas de altitudes superiores a 1.000m., predomina o clima subquente semi úmido com quatro a cinco meses secos. Nas áreas menos elevadas, prevalece o clima quente semi úmido, com quatro a cinco meses quentes. A diferença está na ocorrência de temperaturas médias mais baixas, nas áreas mais elevadas do Distrito Federal.
No clima do Distrito Federal observa-se a existência de duas estações, uma chuvosa no Verão e outra seca no Inverno. A temperatura média situa-se acima de 19 graus centígrados. As temperaturas mais baixas ocorrem entre Junho e Julho, com uma média de 19,6 graus centígrados nas mais altas entre Setembro e Outubro, com média de 22,8 graus centígrados. A precipitação pluviométrica anual excede 1500 mm, caracterizando-se as chuvas como de grande intensidade e de curta duração, distribuídas irregularmente. De Abril a Setembro, devido a ausência quase total de chuvas, com menos de 1% da precipitação anual, a umidade relativa do ar sofre uma queda sensível em relação as suas médias anuais de 68%, atingindo níveis inferiores a 25%.
A altitude média aproximada de Sobradinho II é de 1.060m. O ponto mais alto da cidade apresenta a cota de 1.072,40m. As variações altimétricas do relevo da Região Administrativa de Sobradinho II apresentam níveis correspondentes a:
Superfícies planas, nas costas acima de 1200m., sendo 1301m. a altitude máxima aproximada, (Chapada do Contagem), cobertas predominantemente por reflorestamento;
Superfície, nas cotas de 1000 a 1300m. coberta por cerrado, cerradão, mata ciliar e reflorestamento;
Superfície, nas cotas inferiores a 1030m. até 1060m., coberta por cerrado, cerradão, cerrado ralo, mata subcaducifolia e algumas manchas de mata ciliar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobradinho_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário