sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CUIDADO


Período de estiagem já dura 92 dias e brasilienses sofrem com a seca



Sem chuva há 92 dias, os brasilienses sofrem com a baixa umidade no DF. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo na capital deve permanecer assim. "Ainda não temos previsão de quando vai chover, mas, geralmente, o período de estiagem termina na segunda quinzena de setembro", explica a meteorologista Márcia Seabra.

Para o fim de semana, a previsão é de que a umidade fique entre 20% e 60%. O menor índice da semana foi registrado na terça-feira (24/8), com 18%. "Abaixo de 30% nós fazemos uma notificação de alerta às autoridades públicas, de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia", esclarece Márcia. No entanto, segundo ela, o percentual é normal, em relação aos outros anos. "Todo ano temos baixa umidade neste período, já chegamos a 10%".

Os termômetros devem registrar máxima de 26ºC e mínima de 14ºC no fim de semana. Para esta sexta-feira (27/8), a temperatura e umidade não diferem de sábado (28/8) e domingo (29/8).

Incêndios
Devido à estiagem, os focos de incêndio aumentaram no DF. Apenas nesta sexta-feira, duas queimadas atingem grandes proporções pela manhã. Ambos são florestais, um próximo a Planaltina e outro à Estrutural, segundo a Central de Atendimento de Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros.

Na Estrutural, o foco foi identificado por volta de 6h40 de hoje. Ainda de acordo com a corporação, o fogo atinge uma reserva de eucalíptos. O fogo em Planaltina, próximo ao balão da BR-251, começou por volta de 15h de quinta (26/8). Segundo os bombeiros, o incêndio já danificou cerca de 760 hectares.

correioweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário