terça-feira, 14 de dezembro de 2010

42 CONDOMINIOS DE SOBRADINHO REGULARIZADOS


O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assinou na manhã desta sexta-feira (10) dois decretos em solenidade no auditório da Terracap. O primeiro deles regulariza mais 42 condomínios na região de Sobradinho (RA V) e o outro aprova a alteração do referencial geodésico do projeto do sistema cartográfico do DF.
“Assumimos o governo num esforço concentrado de legalizar as áreas passíveis regularização, para o bem da cidade, e a cada decreto que assino, neste sentido, fico feliz em ver que enfrentamos esse problema de frente”, avaliou Rosso.
Desde que a atual gestão assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF), a população conquistou a regularização de 62 áreas de habitação urbana, beneficiando aproximadamente 65 mil pessoas. Os dados foram divulgados, na mesma solenidade, pela vice-governadora Ivelise Longhi. “Regularizar a situação dessas pessoas é regularizar a cidade como um todo. É buscar a garantia de um futuro melhor para nossas gerações”, avaliou Ivelise.
O decreto assinado pelo governador Rosso contempla a regularização de 41 condomínios e revalida decreto anterior que tratava da autorização do registro de posse do condomínio Alto da Boa Vista. A partir de agora, todos os moradores da região têm 180 dias para registrar no cartório a posse dos seus respectivos lotes.
No documento assinado, o GDF reconheceu a situação legal de mais de 7 mil lotes em condomínios localizados em terras particulares. Foram beneficiados pouco mais de 28 mil pessoas com a medida.
Mapeamento digital ajudará a conter invasões
O decreto que altera o referencial geodésico do projeto do sistema cartográfico do DF, também assinado pelo governador Rogério Rosso, é o primeiro passo para fortalecer o trabalho de combate a invasões de terra. Isto porque, na prática, o documento obriga que as políticas públicas sejam embasadas no novo mapeamento territorial da região feito pela Terracap, já que o anterior estava defasado em mais de 18 anos. “Com esses estudos poderemos, inclusive, trabalhar melhor na fiscalização das áreas ocupadas”, avaliou Rosso.
O projeto de remapeamento do território do DF foi realizado pela Terracap e consiste num estudo detalhado e digitalizado de todo o mapa cartográfico do DF. “Foram utilizados os recursos mais modernos para que possamos ter um desenho claro da situação real do território”, explicou o governador.
Segundo Rosso, o novo sistema cartográfico se assemelha ao popular “Google Earth”, via internet. “Parece, mas, na concepção, o nosso é bem mais detalhado e científico”, explicou. De acordo com o decreto, as escalas utilizadas no novo mapa constituirão em referência oficial obrigatória para todos os trabalhos, estudos, projetos e anteprojetos de topografia, cartografia, urbanismo, demarcação, implantação e acompanhamento de obras de engenharia em geral, bem como para o controle de uso do solo no Distrito Federal.
Por enquanto, o acesso aos dados fornecidos pelo novo sistema cartográfico servirá principalmente para abastecer com informações órgãos estratégicos, como o caso das polícias, Corpo de Bombeiros. “Inicialmente, usaremos os recursos oferecidos para traçar rotas e também para monitorar e controlar o uso da terra. Esta será, sem sombra de dúvidas, a mais importante ferramenta que governo tem para gerir seus territórios”, afirmou Rosso.
De acordo com o governador, a idéia é dar acesso as informações a todos os brasilienses por meio da internet. “Futuramente queremos dar publicidade a esses dados para a comunidade científica, estudantes e população em geral”, afirmou.
Lista dos condomínios regularizados nesta sexta-feira (10), na região de Sobradinho

1. MORADA

2. BOA SORTE

3. CARAVELO

4. CASA ROSADA

5. CHÁCARA PARAÍSO

6. CHÁCARA SÃO JOSÉ

7. FRATERNIDADE

8. HALLEY

9. MANSÕES SOBRADINHO II

10. PETRÓPOLIS

11. RESIDENCIAL BEM ESTAR

12. RESIDENCIAL IPÊS

13. RESIDENCIAL JARDIM VITÓRIA

14. RESIDENCIAL NOVO HORIZONTE

15. RESIDENCIAL PLANALTO

16. RESIDENCIAL SERRA DOURADA

17. RESIDENCIAL SOBRADINHO

18. RESIDENCIAL SOL NASCENTE

19. RESIDENCIAL VIVENDAS RURAL ALVORADA

20. SERRA DOURADA I

21. SOBRADINHO III

22. VERSALES

23. VILA CENTRO SUL

24. VILA RICA

25. VILA ROSADA

26. VILA VERDE

27. VIVENDAS BEIJA-FLOR

28. VIVENDAS CAMPESTRE

29. VIVENDAS DA ALVORADA

30. VIVENDAS DA SERRA

31. VIVENDAS PARAÍSO

32. IMPÉRIO DOS NOBRES

33. MORADA DOS NOBRES

34. NOSSO LAR

35. PÔR DO SOL

36. SÍTIO DOS ANJOS

37. COLORADO VILLE

38. JARDIM EUROPA

39. JARDIM EUROPA II

40. MANSÕES COLORADO

41. VIVENDAS COLORADO

42 . ALTO DA BOA VISTA (revalidado decreto anterior)

Renata Moura - Agência Brasília

4 comentários:

  1. E hoje no ano de 2013 qual deles está regularidado?

    ResponderExcluir
  2. E em agosto de 2016, algum regularizado? nenhum. Tudo mentira política.

    ResponderExcluir
  3. E em agosto de 2016, algum regularizado? nenhum. Tudo mentira política.

    ResponderExcluir